06/05/2009

NOTÍCIAS | Ampliação do cemitério novo para breve

População irá decidir futuro a dar ao espaço mortuário. Junta de Freguesia tem uma proposta que passa pela construção de um jardim público naquele local

 
O cemitério novo de Vila Nova de Monsarros irá sofrer “obras de ampliação em breve”, garante António Duarte, presidente do órgão de soberania vilanovense. A intervenção, que o autarca considerada “muito urgente”, irá ser concretizada “assim que houver acordos assinados com os proprietários dos terrenos”, não havendo ainda uma data definida para o início das obras.
 
A nova expansão do espaço mortuário vai aumentar as actuais 445 campas para mais de 600, num local onde apenas restam 15 por vender, depois da transladação de 244 ossadas do antigo campo-santo. A falta de espaço é um dos motivos da ampliação, que “estava prevista no projecto inicial, que já contemplava estas alterações”, garante António Duarte.
 
As modificações do cemitério passam pelo seu alargamento para trás da capela erguida naquele local, ficando assim com “duas quotas, divididas por um pequeno muro, que será o actual, mas rebaixado, sendo ainda criada uma passagem pedonal entre a parte nova e antiga”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros. A intervenção tem ainda prevista a construção de 25 lugares de estacionamento em espinha, na parte lateral esquerda do campo-santo.
 
Os terrenos usados nesta ampliação foram conseguidos por troca com os proprietários, à excepção dos espaços que já pertenciam ao domínio público. No entanto, fica ainda por adquirir uma zona para a qual estava prevista a expansão, situada por detrás das actuais capelas mutuárias, junto ao local onde será criado o estacionamento, mas que não foi comprado “por não ter sido conseguido um acordo com o seu proprietário”, esclarece o autarca. 

António Duarte refere, porém, que “se numa fase posterior venha a ser efectuada uma nova ampliação e o dono volte a recusar a proposta, poder-se-á avançar com a expropriação do terreno”. O presidente da junta de freguesia afirma que, “neste momento, nem pensar em fazer isso, até porque não é imprescindível”, mas adianta que “no futuro, em caso de necessidade, alguém terá de tomar essa posição”.


Antigo cemitério: povo decide propósito do espaço
O antigo campo-santo, edificado em 1883, junto à capela de Nossa Senhora das Neves, ainda “não tem um destino final, até porque é um espaço que pertence a toda a freguesia e cabe às pessoas decidi-lo”. O autarca frisa que, “caso ainda esteja em mandato quando for encerrado o antigo cemitério, será realizado um referendo para conhecer as propostas que as pessoas têm para o local. As hipóteses serão ponderadas e o povo decidirá o que fazer”.
 
Neste sentido, o órgão de poder local tem já elaborado um possível projecto, que passa pela construção de um jardim, contíguo ao recinto da capela de Vila Nova de Monsarros, equipado com sanitários e sala de arrumação, construídos em cada um dos lados do actual portão principal. Para “relembrar que aquele lugar foi em tempos um campo-santo, seria conservado o jazigo de mármore daquele espaço e recuperado, se possível, o portão principal”. O presidente daquele organismo clarifica que “o terreno do antigo cemitério não será uma ampliação do recinto de baile ou zona de festa mas sim um espaço contíguo ao referido templo religioso”.
 
A construção do cemitério novo de Vila Nova de Monsarros, inaugurado em 1997, foi a “solução encontrada para a saturação do solo” do antigo espaço mortuário. Com mais de cem anos, “a terra começou a demorar na decomposição dos corpos”, que “não podiam ser sepultados no lote de baixo, junto à entrada, porque o terreno ainda é de lapa”, esclarece o autarca. 

“Tomada a decisão de construir um campo-santo havia duas soluções: manter o antigo ou transladar os restos mortais para o recente. Optou-se pela segunda”, recorda o autarca, que diz ser “mais fácil assim”. Desta forma “as pessoas não têm de andar de um lado para o outro a enfeitar, têm os seus entes queridos sepultados no mesmo local”. 

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros reconhece, no entanto, que a transladação é um “processo difícil e que os assuntos relativos ao cemitério mexem com as pessoas”, mas sublinha que “a ideia errada de que o espaço serviria futuramente para alargar o recinto de baile da capela de NSN levou a que muitos não concordassem. Agora que se conhece o verdadeiro porquê, já aceitam”, conclui António Duarte.


Transladação em fase de conclusão
Apesar de a transladação das ossadas do antigo para o novo campo-santo ainda não estar concluída, “porque já existem poucas campas disponíveis”, António Duarte garante que o processo irá ser “finalizado quando for decido o destino a dar ao cemitério de Vila Nova de Monsarros”.
 
O autarca recorda que “há pessoas que não querem transferir os restos mortais para o novo campo-santo” mas salienta que “assim que seja definida a finalidade a dar ao espaço do antigo cemitério, todos os objectos que estejam acima da terra serão retirados”. Este responsável realça que “nas campas privadas não se pode intervir, mas o que é pago é o terreno e ninguém paga taxas ou licenças pelo que coloca acima. Nisso sim, podemos mexer”, informa o presidente.
 
O financiamento da ampliação do cemitério novo está a cargo da Câmara Municipal de Anadia, sendo a Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros responsável pelo pagamento da mão-de-obra. A ampliação ainda não tem data de início prevista, mas António Duarte avança que “depois de começarem, devem estar concluídas em pouco mais de uma semana”.


Texto e fotografia: FVNMOnline/DR
© fvnmonline

Publicado a 06/05/2009 por FVNMOnline
Categorias: , , ,

Comentar com o Facebook:

0 comentários a “NOTÍCIAS | Ampliação do cemitério novo para breve”

Enviar um comentário

Mapa de navegação (ver completo)
Instituições: Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros (ADCVNM) | Associação Recreativa de Grada (ARG) | Associação Recreativa e Cultural de Algeriz (ARCP) | todas as instituições
Colectividades e Grupos de Confraternização: Angarna BTT | As Primas | Colónia Balnear Nossa Senhora Neves | Grupo de Casais | Grupo dos Carreiros | Marcha Popular de Vila Nova de Monsarros | O Bairradino | O Pichel | Os Inseparáveis | Os Primus |
Rancho Folclórico | Sardanetas BTT | Tarttarugas Monsarros | Ultimatum
Edifícios religiosos: Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Nova de Monsarros | Igreja Matriz de Vila Nova de Monsarros | Capela de Algeriz | Capela de Grada | Capela de Monsarros | Capela de Parada | Capela de Vila Nova de Monsarros | Capela de Santo Amaro | Capela de São José | Capela das Almas de Além do Rio, Algeriz, Grada, Monsarros e Parada
.

Subscrição FVNMOnline

Receba um alerta no seu email sempre que novos conteúdos sejam publicados.

Tema de SpicyTricks, personalizado por Mário Matos/FVNMOnline